Adsense

 

10 curiosidade sobre ratos e baratas

dia sexta-feira, 19 de março de 2010

Fala sério! Não tem coisa mais desagradável do que encontrar um rato ou barata enquanto caminha em sua casa, não? Infelizmente, quase ninguém está livre deles. Portanto, conheça 10 curiosidades sobre esta dupla.

Baratas são antigas
Baratas são tão antigas quanto os dinossauros. Com mais de 150 milhões de anos, elas nunca alteraram o seu projeto, sendo anatomicamente perfeitos neste sentido.

Baratas podem viver sem água
Podem também sobreviver durante mais de um mês sem água, podendo absorver a umidade do ambiente através do corpo.

Baratas possuem sensores
Há mais de cinco mil espécies de baratas, e muitas delas podem estar perambulando em seu apartamento durante a noite. No entanto, elas continuarão bem escondidas enquanto estiver claro. Baratas detectam sua presença através de sensores que vibram no ar quando você entra numa sala.

Bomba atômica
Baratas podem resistir à radiação de uma explosão de bomba atômica, pelo menos, melhor do que os seres humanos podem resistir. Donald Lewis, professor de entomologia na Universidade Estadual de Iowa, confirma a teoria de que as baratas têm um limiar de radiação muito mais elevado do que os seres humanos.

 Transmissoras de doenças
Elas são as maiores transmissoras de doenças contaminando alimentos e utensílios de cozinha apenas por um simples contato. Estão comprovadas 32 doenças causadas por bactérias, 17 por fungos, 3 por protozoários e 2 por vírus, todas vindas de contatos com baratas.

 Ratos e pragas
Das 1.700 espécies de ratos encontradas no mundo, cerca de 125 estão classificadas como pragas.

 3 ratos para cada habitante do mundo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que haja três ratos por habitante no mundo, o que totalizaria cerca de 20 bilhões.

 Ratos x Camundongos
Camundongos possuem pelagem macia e são bem menores que os ratos. Também têm nariz pontudo, olhos e orelhas arredondados e rabo fino e comprido.

 Dentes afiados
Os ratos não roem apenas por fome. Eles também precisam gasta-los de alguma forma, pois os mesmos crescem sem parar.

 Sempre limpos
Como não tomam banho, os ratos limpam as orelhas e a cara com as patas dianteiras. Semelhante aos gatos, eles lambem as patas e, em seguida, fazem a limpeza dos pelos.



Fonte: O Buteco da Net

0 comentários: